Mandala significa "círculo" em sânscrito. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia.
No budismo, a mandala é um tipo de diagrama que simboliza uma mansão sagrada, o palácio de uma divindade. Geralmente, as mandalas são pintadas como thangkas e representadas em madeira ou metal ou construídas com areia colorida sobre uma plataforma. Quando a mandala é feita com areia, logo após algumas cerimônias, a areia é jogada em um rio, para que as bênçãos se espalhem.
Mandala é um objeto de decoração muito utilizado nos dias de hoje. Essa forma surgiu em tempos antigos da humanidade. O círculo da mandala significa eternidade e equilíbrio.
Mandalas foram encontradas na cultura do Extremo Oriente, como uma representação do sagrado. Esses círculos são repletos de simbolismo e estão presentes em várias culturas, como a cultura dos budistas, dos hindus e dos tibetanos.
A forma também esteve presente nos escritos herméticos e na arte sacra dos séculos XVI, XVII e XVIII. Hoje, a representação é usada para terapias de equilíbrio interior e para a decoração de ambientes.
Sinceramente, de acordo com que li sobre as mandalas, não acho que seja algo real ou algo que simplesmente aconteça , que de equilíbrio e integração às pessoas, resumindo eu não tenho muita certeza se isso é algo real. Certamente respeito as culturas e povos que tratam a mandala como um símbolo sagrado de extrema importância, mas acho que, de algum modo, eles exageram nesse tratamento com este símbolo religioso.É como um daqueles filmes esperançosos, e emocionantes, você acha que é o objeto que te faz mais forte, mas não, é a sua força de vontade.